O significado da conjuração no Hoodoo é uma dúvida muito frequente de muitos iniciantes na prática.
No hoodoo existe a crença animista de que cada planta, erva, cristal ou mesmo partes de animais possuem uma essência espiritual que pode ser acordada para determinados fins.
Essa crença é originária da parte Nativo Americana presente no hoodoo.
Desta maneira o Hoodoo Man(Lady) conjura o espírito daquele material natural comandando-o a trabalhar a seu favor.
A conjura, portanto, nada mais é do que o uso do verbo para direcionar feitiços, acordar espíritos, abençoar ou mesmo amaldiçoar.
Existem muitos tipos de formas de se conjurar a citar algumas:
* Conjura livre: o conjurador fala abertamente o que deseja daquelas ervas ou feitiço, ex: “Eu te conjuro Canela a me trazer riquezas e dinheiro”
* Rimas: o conjurador escreve uma rima para conjurar um feitiço específico, ex: “Canela Canela, ouça a mim, traga-me agora, riquezas sem fim!”
* Leitura de versículos bíblicos: o conjurador para ativar o uso “mágico financeiro” da canela lê Deuteronômio 14:26, “E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa”
Cada conjurador tem seu método particular de conjurar as ervas, pedras ou feitiços. Não existe uma regra para tal exceto que a conjura não pode ser mecânica, o conjurador deve falar com intensidade e direcionar sua emoção, deve de fato, despertar os espíritos ali contidos.
Porém em feitiços mais complexos cuja soma de ingredientes é mais volumosa, pode ser bem enfadonho conjurar ingrediente por ingrediente e no fim ainda fazer a conjura do feitiço, isso pra mim torna o trabalho mais cansativo do que deveria e o conjurador pode ao invés de fortalecer o trabalho, enfraquecer por causa da monotonia de recitar infinitas litanias de salmos para as 12 ervas, 4 cristais e 3 óleos de um feitiço complexo por exemplo.
Por isso é muito mais interessante e prático que o conjurador na feitura de um feitiço complexo apenas ter consciência de pra que que serve cada ingrediente e conjurar o feitiço apenas no momento final.
De forma análoga o conjurador, por exemplo, ir acrescentando no seu banho de ervas as ervas que serão usadas dizendo seu nome e seu uso e só no fim conjurar o banho, ex: “canela para paixão, jasmim para amor, Hibisco para luxúria, baunilha para atração, eu conjuro este feitiço para que todos que olharem para mim sejam enfeitiçados pela minha beleza” e então tomar o banho.
Teste todos os métodos abordados aqui e use o que for mais prático e significativo para você, ou crie você mesmo seus métodos, já pensou; Cantar uma música de conjura para feitiços de amor enquanto toma seu banho de glamour ?
É muito comum você ver por aí conjuradores brasileiros de forma cômica, falar que não se pode fazer adaptações ou substituições em receitas de hoodoo quando o hoodoo no Brasil por si só já é uma adaptação. O Conjurador que diz isso “preza” pela “tradicionalidade” dizendo que “a receita não pode ser adaptada, isso não é Hoodoo”, engraçado ver isso em sites e blogs de conjuradores brasileiros já que a erva que ele usa é uma erva brasileira, a casca de laranja que ele usa é proveniente de solo brasileiro, mas só porque ele compra ervas “importadas” como afamosa raiz de John ,The Conqueror ele está sendo um “conjurador tradicional”. O Rootworker, ou Raizeiro se você preferir o bom português, sabe que a famosa “John, The Conqueror” é a mesma Raiz de Jalapa, ou Batata de purga que é super comum em terrenos baldios no nordeste.
Todo feitiço foi criado em algum momento, adaptações no hoodoo sempre foram feitas mesmo lá nos EUA, é por isso que você facilmente vai encontrar três ou quatro receitas diferentes e “tradicionais” do mesmo óleo Van Van.
Agora que você já sabe o que é a Conjura no Hoodoo, vamos colocar a mão na massa?
Lá no meu Instagram @hoodoobrasil_ você vai encontrar várias receitas para começar a sua prática.
Nos vemos lá!