Embora o nome “Hoodoo” lembre foneticamente “Voodoo”, um não é o outro. Essa é a dúvida mais comum entre os iniciantes. Voodoo de Nova Orleans, Vodu Haitiano ou vodun são religiões com uma cosmologia e sacerdócio, hoodoo é uma prática mágica, não possui sacerdócio ou um líder religioso. O Hoodoo é um conjunto de crenças e práticas mágicas da cultura popular (folclórica) norte-americana, sua origem é predominantemente africana e é o resultado da mistura de práticas mágicas e religiosas advindas de vários povos negros sul-africanos que foram trazidos como escravos para a América e que através dos tempos foi mixada com o conhecimento botânico e xamânico dos nativos americanos, com o folclore cristão, costumes judeus, grimórios clássicos e até paganismo de imigrantes europeus.
Esse sistema mágico coloca ênfase no poder pessoal do conjurador, podendo também o mesmo acessar os antepassados como fonte de poder e conhecimento ou se beneficiar da energia de elementos naturais como ervas, cristais ou mesmo partes de animais, por não possuir nenhuma ligação oficial com qualquer religião específica pode ser praticado em conjunto com a religião do praticante desde que ele acredite em magia.
Apesar da ênfase no poder pessoal e no fato de não estar oficialmente ligada a nenhuma religião o hoodoo possui muita influência cristã muito forte no que concerne ao uso mágico da Bíblia que é algo comum na magia hoodoo, isso pode ser um problema para praticantes de magia que não conseguem associar o cristianismo a práticas mágicas ou que possuem um grande preconceito com esta religião. A verdade é que você não precisa ser cristão para praticar hoodoo, nem sequer ser simpático a está religião, desde que você respeite essa parte do hoodoo e seu contexto histórico cultural dentro deste sistema. Hoodoo em resumo é um sistema de magia folclórica, um conjunto de crenças de mais de 400 anos de idade que soma uma série de outros sistemas mágico/religiosos em um único sistema de magia popular.
A origem do nome “Hoodoo” apesar de ser sonoramente semelhante a Voodoo, não surgiu deste mesmo que o hoodoo tenha se originado em parte muito pela magia Voodoo e vodu. Segundo Catherine Yronwode em seu livro online disponível no site “Lucky mojo”, altamente recomendado como fonte de pesquisa, “Hoodoo” é uma palavra de origem um tanto misteriosa, sendo atribuída por alguns à palavra “Hausa” para má sorte, outros atribuem há marinheiros irlandeses e escoceses do séc. XIX, segundo esses, “hoodoo” deriva do gaélico “Uath Dubh”, que significa “fantasma sombrio”, “entidade maligna” ou “espírito espinhoso”.
Quer saber mais sobre o assunto? Na minha página no Instagram você tem conteúdo gratuito de qualidade todos os dias sobre Hoodoo.
Além disso, eu ainda ministro o Curso Hoodoo das Conjuras e Oficinas temáticas sobre Hoodoo, bem como tenho cinco livros publicados sobre o assunto, para você que quer se aprofundar nessa prática mágica.